Os Ensinamentos de Buddha

França Alemanha Suíça Nepal Inde Sri Lanka Áustria Hungria Portugal
×
Todos os Eventos
Professores
Meditação
Contato
Applicativos, eBooks
Livros, downloads
Ensinamentos
Home

Os Ensinamentos de Buddha

O Budismo é compreendido como o ensinamento do Buddha histórico. Esses ensinamentos também são chamados de Dharma. Buddha descreveu seus próprios ensinamentos com as seguintes palavras:

  • Abstenha-se de qualquer ação nociva,
  • Realize plenamente ações virtuosas,
  • Subjugue sua mente de forma completa:
  • Estes são os ensinamentos de Buddha.

Portanto, se quisermos praticar os ensinamentos de Buddha, devemos aprender a:

  • Evitar ações negativas
  • Realizar ações positivas
  • Domar nossa mente.

Esses três pontos são a própria raiz de todas as nossas experiências de felicidade e sofrimento. Se formos capazes de evitar as ações negativas, substituindo-as por ações positivas, apenas essa mudança já proporcionará distanciamento do sofrimento e aproximação da felicidade, tanto para nós quanto para os demais. Por outro lado, se não tivermos sucesso na prática de evitar ações negativas, mesmo que tivéssemos grande vontade de evitar os sofrimentos, ainda assim, teríamos que vivenciá-los. Da mesma forma, se não conseguirmos realizar as ações positivas, ainda que almejemos intensamente a felicidade, não poderemos vivenciá-la.

Quando entendermos como as experiências de felicidade e sofrimento dependem inteiramente de nossas ações, nos esforçaremos automaticamente para ajustar nosso comportamento. Então, com a finalidade de estabilizar este esforço, é necessário domar a mente. Enquanto não progredirmos na subjugação da mente, não importa quanto tentemos agir de maneira virtuosa, evitando ações nocivas, não atingiremos grande sucesso.

Se fossemos nos perguntar onde jaz a raiz das ações nefastas, a resposta seria: elas têm origem na própria mente. Da mesma forma, as ações virtuosas também têm origem na mente. Por esta razão, para que possamos domar nossa mente, Buddha concedeu uma vasta quantidade de ensinamentos sobre a Visão Correta, a Conduta Correta, e a Meditação Correta.

Todos os tipos de sofrimento vivenciados neste mundo, sejam alguns poucos instantes de desconforto mental, ou até mesmo sofrimentos intensos vividos por muitos seres no mundo, todos eles têm como fonte a mente indomada. Nós falamos com bastante frequência sobre conflitos e sofrimentos no mundo, sobre guerras e disputas. Todas essas perturbações têm como raiz única a mente indomada dos seres. Por esta razão é tão importante domar a mente.

Ao lidar com os ensinamentos de Buddha, devemos ser sempre cientes deste fato. Quer estejamos ouvindo os ensinamentos, refletindo ou meditando sobre eles, devemos fazê-lo sempre com a determinação de domar a mente por meio destes esforços. Quando alguém concede ensinamentos do Budismo, isto também deve ser feito exclusivamente com a intenção de mostrar aos seres como eles poderão domar suas mentes. Quaisquer aspectos do Dharma que façamos uso, ou qualquer atividade de Dharma a ser seguida, devem sempre ter como motivação subjacente a compreensão de que tais esforços servirão o propósito de domar a mente.

© 19.08.2018 Rabten Choeling • EditorialData protection