Gonsar Tulku Rinpoche

Gonsar Tulku Rinpoche

No tempo do VIIº Dalai Lama, um jovem do Amdo requisitou admissão na casa de seus conterrâneos no monastério de Sera, próximo a Lhasa; mas seu aspecto era tão pobre, que teve seu pedido recusado. Saindo dessa casa, encontrou uma velha senhora no mosteiro, que lhe assegurou que seus pedidos seriam atendidos se os repetisse no departamento Jadrel, pois aquele seria o local onde ele pertenceria. Assim ele fez, e, admitido no monastério, demonstrou grande entusiasmo com os estudos. Logo, as qualidades extraordinárias deste grande mestre se tornaram evidentes. Ele se tornaria o famoso mestre Ngawang Thöndrup, e serviria vastamente os ensinamentos de Buddha, na função de abade do mosteiro de Sera Je, e como tutor de Sua Santidade, o VIIIº Dalai Lama. Ele passou grande tempo em meditação na caverna da montanha Gephel, próxima à Lhasa, onde o mosteiro de retiros Gonsar seria construído. Quando o povo de Lhasa avistou o novo monastério, passaram a chamar o mestre de “Gonsar Rinpoche”, que significa, na língua tibetana, “o lama do novo mosteiro”. Este nome permanece até hoje identificando a linhagem das encarnações de Gonsar Rinpoche, e a velha senhora que conduziu o primeiro Gonsar Rinpoche à sua casa no colegiado de Sera, passou a ser conhecida como uma emanação de Palden Lhamo (a deusa mãe protetora).

A quarta encarnação de Gonsar Rinpoche também estudou no mosteiro de Sera. Após completar seus estudos, formando-se como um Geshe aos vinte anos, ele se tornou um dos maiores mestres dentre os professores budistas da Mongólia. Lá, ele ensinou por mais de trinta anos, mostrando frequentemente poderes sobrenaturais, e foi altamente reverenciado pelo povo e por quase todos os mestres contemporâneos da Mongólia, tais como Tsenshab Ngawang Dorje, Tsenshab Ngödub Tsognyi, Geshe Ngawang Nyima, Geshe Senge, Guru Deva Rinpoche, e outros, que se tornaram seus discípulos. Ele retornou ao Tibet no auge da revolução Bolchevique, e lá continuou suas vastas atividades. Os pais e o irmão mais velho de Sua Santidade, o 14º Dalai Lama, Taktser Rinpoche também estão entre seus discípulos conhecidos.

Encarnação atual – Vº Gonsar Rinpoche

Na encarnação atual, Gonsar Rinpoche nasceu em 1949, em Shigatse, Tibete, em uma família aristocrata, descendente dos antigos reis tibetanos. Seu pai era o governador da província Tsang, no Tibet ocidental. Aos três anos de idade, Gonsar Rinpoche foi reconhecido como a quinta reencarnação de sua linhagem, fato confirmado por Sua Santidade, o Dalai Lama. Aos seis anos de idade, foi admitido no monastério de Sera, a segunda maior Universidade Monástica do Tibet. Desde o princípio, ele foi criado sob a bondosa tutela do Venerável Geshe Rabten. Gonsar Rinpoche recebeu numerosos ensinamentos e transmissões de Sua Santidade, o Dalai Lama e muitos outros mestres, em particular de seus Gurus-raiz, Kyabje Trijang Dorje Chang e o Venerável Geshe Rabten.

Em 1959, quando o Tibet foi dominado pelo regime comunista chinês, junto de seus mestres, Gonsar Rinpoche escapou para a Índia, onde continuou seus estudos tradicionais, além de aprender inglês e hindi. Em 1969, começou a traduzir para a língua inglesa os ensinamentos budistas dados aos discípulos ocidentais por seu mestre, Geshe Rabten.

Em 1986, com o falecimento do Venerável Geshe Rabten, Gonsar Rinpoche – que fora por toda a vida seu mais próximo discípulo –, assumiu a continuidade das atividades de seu mestre. Atualmente, Gonsar Rinpoche é o diretor do centro “Rabten Choeling”, na Suíça, bem como dos demais centros Rabten na Europa. Gonsar Rinpoche ensina regularmente em inglês, francês, alemão ou tibetano.

O primeiro Gonsar Rinpoche alcançou grande fama por seus ensinamentos particularmente vastos e profundos sobre o caminho completo do desenvolvimento mental em direção à grande iluminação. O atual Gonsar Rinpoche é reconhecido como um dos poucos mestre contemporâneos capazes de transmitir todos os aspectos dos ensinamentos de Buddha de maneira clara, proporcionando experiências transformadoras para os ouvintes, ocidentais ou asiáticos.

© 25.03.24 Rabten Choeling • EditorialData protection