Years

Calendário Budista Tibetano

Calendário Budista Tibetano

Aplicativo para iPhone/iPad Application • pdf para download

Este calendário é voltado especificamente para praticantes do Budismo Tibetano. Ele mostra o ciclo dos doze meses de acordo com o calendário lunar tibetano, junto aos meses e dias correspondentes no calendário ocidental.

A astrologia tibetana é uma combinação da astrologia do Kalachakra-tantra, da astrologia hindu do Shiva-tantra, e da antiga astrologia chinesa. Devido à sincronização com o dia solar, o mês lunar e o ano zodiacal na astrologia tibetana, você notará que alguns dias poderão estar omitidos ou dobrados.

Os dias sagrados, bem como dias especiais de festivais tibetanos e budistas estão regularmente indicados. Ainda que todos os dias do ano sejam especiais para a prática do Dharma, esta seleção aqui presente é feita a fim de se priorizar aqueles que são mais significativos.

A oitava lua, a lua cheia, a lua nova e os dias de eclipse são dias especiais para se realizar quaisquer ações virtuosas. Para os praticantes leigos, é especialmente recomendado tomar os Oito Preceitos nesses dias. Os dias 10 e 35 do calendário tibetano são dias para o Ganachakra, ou oferenda do tsog – rituais do tantra. Nesses dois dias, é especialmente recomendado realizar os Guru-pujas. Duas vezes ao mês também é realizada a cerimônia do Sojong, ou Upposotha, que são dedicadas às confissões das comunidades monásticas.

Dados do calendário: Os dados utilizados neste calendário foram calculados por Lama Michel e Lhagpa Wangdu, no monastério Tashi Lhunpo, no Tibet.

Calendário para download: Calendário tibetano (pdf)

Aparências configuráveis:

No aplicativo do calendário, os dados estão apresentados como uma tabela ou lista, conforme a conveniência. Na lista, os principais dias sagrados do Budismo estão nomeados. Neste modo, os nomes e as datas especiais são customizáveis. Suas mudanças serão salvas em um arquivo que também pode ser compartilhado com outro usuários. Assim, você poderá criar e compartilhar seu própria calendário budista.

Em ambos os modos, ao clicar sobre uma data, uma janela pop-up revelará os atributos especiais daquele dia.

Aplicativo universal:

Este aplicativo pode ser instalado em qualquer aparelho iOS. Os modos individuais foram projetados para iPad e iPhone, para uma melhor experiência ao usuário de cada aparelho. Os modos de visualização retrato ou paisagem também são igualmente suportados, com escala automática quando rotacionada a orientação.

Para perguntas sobre suporte e comentários, por favor contate: app@rabten.eu

Aplicativo gratuito.

iPhone/iPad: Conectar App Store ...
© 14.05.2016 Rabten Choeling • Editorial/Impressum