Sob os auspícios do Venerável Gonsar Tulku Rinpoche

Escola Budista Indo-Suíça, em Manali, na Índia

França Alemanha Suíça Nepal Inde Sri Lanka Áustria Hungria Portugal
×
Todos os Eventos
Budismo
Professores
Meditação
Contato
Applicativos, eBooks
Livros, downloads
Ensinamentos
Home

Escola Budista Indo-Suíça

Apoiada pela Fundação Suíça Rabten

É em 2006 em Manali que, através do Venerável Gonsar Rinpoché, se encontram pela primeira vez o Sr. Jean-Paul Dentan, apoiante financeiro e membro do conselho da Fundação Rabten, e o Venerável Yongzin Rinpoché, director da maior sociedade budista de apoio social da região dos Himalaias, também conhecida pelo nome de « Greater Himalaya Buddhist Welfare –GHBW ».

Esta sociedade é uma associação fundada em 2005 pelo Venerável Dagom Rinpoché e é actualmente dirigida por Yongzin Rinpoché. Um dos seus objectivos maiores é o estabelecimento de uma escola para as crianças desfavorizadas.

A sociedade possuía em 2006 apenas alguns velhos locais à entrada de Manali. Nesse local já se encontravam cerca de uma meia dezena de jovens crianças que recebiam algumas aulas dadas por uma pequena equipa de voluntários. A primeira urgência foi então de procurar um terreno apropriado à edificação de uma verdadeira escola.

Um terreno dotado de um edifício foi encontrado e adquirido em 2008 em Kalath, nos arredores próximos de Manali. A escola foi oficialmente inaugurada em 18 de Abril de 2008.

Uma vez a escola estabelecida no local, fazia ainda falta tornar a infra-estrutura funcional. Uma cozinha, um dormitório e instalações sanitárias foram rapidamente construídos enquanto que uma nova porta vem decorar o edifício antigo – uma magnífica porta esculpida em madeira portando os oito símbolos auspiciosos do budismo, desenhados pelo Venerável Gonsar Rinpoché. Esta fase dos trabalhos acabou em 2010, quando a escola alojava uma quarentena de crianças.

No seguimento destes trabalhos várias novas crianças foram rapidamente integradas. As salas de aula à disposição na antiga casa revelaram-se insuficientes e depressa a presença de um novo edifício se tornou uma necessidade. A sua construção começou em 2012.

Inicialmente previsto com três andares, o edifício integra salas de aula assim como uma sala de professores e um grande compartimento polivalente que serve tanto como sala de refeições, como para oração, exames escolares e trabalhos diversos. Nas traseiras encontra-se a nova cozinha. O terceiro andar tem, para além das salas de aula, um laboratório de ciências e uma biblioteca. O edifício com os seus dois primeiros andares foi inaugurado em 13 de Novembro de 2012.

Fotos:

  • Os primeiros locais da sociedade em Manali, em Fevereiro de 2006
  • Os primeiros alunos da escola, Julho de 2007
  • Uma primeira visita do terreno em Kalath, Manali, em Fevereiro de 2008
  • A inauguração da escola na presença do Sr. Jean-Paul Dentan, em 18 de Abril de 2008
  • Uma visita do Ven. Gonsar Rinpoché, em Janeiro de 2011
  • A construcção do edifício escolar, em 2012

Contato:

  • Indo-Swiss Buddhist School
  • Rabten Foundation
  • 1801 Le Mont-Pèlerin
  • Switzerland

jpdentan@rabten.com

© 19.08.2018 Rabten Choeling • EditorialData protection